Realizados para recuperar o osso reabsorvido/perdido na região a ser realizado o implante.
Existem vários tipos:
- Levantamento ou Elevação do Seio Maxilar
É utilizado em pacientes apresentam perda óssea pela pneumatização (descida) do Seio maxilar, não permitindo a fixação do implante. Os seios maxilares são localizados atrás das maçãs do rosto na região dos dentes posteriores. A perda destes dentes provoca a “descida” do seio maxilar, que fica maior, diminuindo a estrutura óssea que sustentaria a colocação do(s) Implante(s).
A elevação do assoalho do seio maxilar ou sinus lift, é um procedimento relativamente comum de cirurgia plástica oral, que é projetado para aumentar a altura do osso maxilar, para possibilitar a reconstrução com implantes dentários possam ser feitos.
A cavidade é preenchida com um substituto ósseo, que induzirá a formação óssea; esse material pode ser sintético, liofilizado, ou também ainda osso do próprio paciente. Essa reparação será completa em 6 a 9 meses. Nesse período é importante seguir todas as recomendações dos nossos especialistas.
- Enxerto ósseo em bloco
Os enxertos em bloco podem ser autógenos (do próprio paciente), alógenos (de banco de osso- transplante) ou sintéticos.
- Enxerto com osso liofilizado
Utilizado pra pequenos defeitos ósseos, preenchimento de gaps (espaços) em caso de implantes imediatos (extração de um dente e instalação imediata do implante). É utilizado ainda no seio maxilar.
Pode ser necessária a associação de membranas de colágeno para proteção do enxerto
- Curativo biológico
Representa o enxerto com osso liofilizado no interior do alvéolo imediatamente após a extração. Pode ser associado à realização de enxerto gengival.
Realizado quando não é possível a instalação de implante neste momento.
- ROG- Regeneração Óssea Guiada-
Procedimento realizado para ganho ósseo em altura e espessura do osso remanescente, quando este é insuficiente para instalação dos implantes
Utiliza-se osso liofilizado, tela de titânio, Membrana de colágeno e, em alguns casos, L-PRF (membrana realizada com coleta de sangue do próprio paciente e processamento do mesmo de forma apropriada).