Profilaxia: Chamada também de “limpeza”, consiste na higienização bucal por meio de aparelho de ultra som e/ou jato de bicarbonato, pedra-po mes e pasta profilática, associada à escova de robson com função de limpar a superfície dos dentes e áreas adjacentes.
Aplicação de Selantes: são resinas flúidas capazes de escoar nas fóssulas e fissuras penetrando nos microporos do esmalte condicionado por ácido. O selante tem a finalidade de isolar a superfície oclusal de molares e pré-molares, preservando a saúde dentária destas e liberando flúor para o dente.
Aplicação de Flúor: A idade ideal para iniciar as aplicações tópicas de flúor é por volta dos dois anos e meio a três anos de idade, no momento em que a criança está completando a dentição decídua. O flúor tem efeito preventivo em crianças e adultos. Possui efeito antimicrobiano, reduzindo a capacidade da placa bacteriana para produzir ácidos que iniciam as cáries.
Orientação de Higiene Bucal: a higiene bucal é considerada a melhor forma de combater o mau-hálito (halitose). O Dentista ou o (a) TSB (Técnico (a) em Saúde Bucal) devem “ensinar” como usar o fio dental, fazer uma escovação eficiente e indicar, se necessário, o uso de um enxaguante bucal.
Evidenciador de placa: produto colorido, usado após a higiene bucal e que identifica regiões onde ela falhou.